quarta-feira, 17 de maio de 2017

UPF participa da I Semana Nacional de Arquivos


Atividades de visitação guiada, oficinas e mesa de debates relacionadas à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento serão realizadas de 5 a 10 de junho
Por iniciativa do Arquivo Nacional, pela primeira vez será realizada a I Semana Nacional de Arquivos. O Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo (AHR) - vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Vreac) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) - juntamente com o parceiro Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), integrará a programação oferecendo atividades de visitação guiada, oficinas e mesa de debates relacionadas à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, bem como de resguardo do patrimônio documental da cidade e região. A semana será realizada de 5 a 10 de junho e já está com as inscrições abertas, nas suas diversas modalidades.

Visitas guiadas
Voltada para grupos de até 60 pessoas, as visitas guiadas foram projetadas especialmente para atender a grupos de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação em todas as áreas. Na visita, serão apresentados o AHR e o IHPF e seu trabalho de conservação de fundos documentais, acervos sob guarda das instituições e informações sobre restauro e conservação. A inscrição é feita pelo responsável pelo grupo em formulário disponível em www.ahr.upf.br.
Oficina de higienização e conservação de documentos
Na oficina de higienização e conservação de documentos, a equipe AHR apresentará informações sobre técnicas de higienização e conservação de documentos articulando a parte teórica à parte prática, com a realização de procedimentos pelos participantes. A oficina terá até oito participantes por turno. As inscrições são realizadas por formulário próprio, enviado pelos interessados, e disponível em www.ahr.upf.br.

Mesa de debates
Uma mesa de debates também integrará a programação. Com o tema “Os arquivos e a produção do conhecimento sobre história local”, a atividade reunirá pesquisadores que trabalharam com acervos locais e produziram, a partir deles, conhecimento sobre a história da cidade e região. A mesa de debates não demanda inscrições e é aberta aos interessados, bem como a estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio, superior e pós-graduação. A atividade acontecerá no dia 9 de junho, na Academia Passo-Fundense de Letras, a partir das 9h.
Informações em ahr@upf.br e (54) 3316-8516.

Nenhum comentário: