quarta-feira, 17 de maio de 2017

Reforma Protestante é tema de aula aberta na UPF

Palestra é promovida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo
A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, por meio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do curso de História, do Programa Pós-graduação em História e do Grupo de Trabalho de História das Religiões das Religiosidades/RF, uma aula aberta sobre “Os 500 anos da Reforma Protestante”. O palestrante convidado será o professor Martin N. Dreher (Unisinos). A atividade acontece a partir das 19h30min no auditório do CET no Campus I da UPF. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.
A Reforma Protestante está completando 500 anos em 2017, quando Martinho Lutero rompeu com a Igreja Católica, provocando profundas transformações na sociedade e criando milhares de igrejas evangélicas reformadas.
A palestra sobre os 500 anos da Reforma Protestante integra a programação do II Colóquio do GT de História das Religiões e das Religiosidades (Anpuh-RS), que será realizado durante todo o dia 23 de maio.
Integra também a programação do evento o lançamento do livro "A Religião de Jacobina" (Ed. Oikos) de Martin N. Dreher, que ocorrerá às 18h no dia 23 de maio, no hall de entrada do IFCH.
Mais informações e inscrições para o colóquio através do site https://gthistoriareligioes.wixsite.com/gthrr
O palestrante
O professor Martin N. Dreher é graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo. Possui doutora em História da Igreja em Ludwig-Maximilians-Universität München (1975), Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade: Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1975).
A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período. De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História.
Dreher está aposentado desde 2011 e é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

Nenhum comentário: